Conhecendo Estilos de Design Contemporâneos

 Atualmente vem emergindo uma popularização de estilos de design que eu nunca havia ouvido falar antes. São estilos alternativos, que fogem do clássico que aprendemos no colégio e se mostram presentes em várias camadas da internet, principalmente em design de capas de álbuns e publicidades. Hoje, com base na minha curiosidade de entender melhor esse fervor em conhecer novas formas de se expressar artisticamente, eu vim trazer alguns estilos artísticos contemporâneos que vão explodir sua mente!

Imagem via tagDiv

Brutalismo Digital

 Inspirado no estilo de arquitetura pós-Segundo Guerra Mundial (Brutalismo), o brutalismo digital tem como característica a valorização de tipografias contrastantes, formas geométricas retas e — em sua maioria — quadradas, cores que alternam entre si, um layout "feio" mas utilitário e o uso de uma textura de concreto muito característica de construções frias, que rejeitam o ultra minimalismo, o polimento, a beleza e perfeição. Designs brutalistas normalmente apresentam layouts em blocos, paletas de cores monocromáticas, elementos HTML padrões (como botões e links simples), bordas e contornos visíveis e pouca (ou nenhuma) imagem, pois o foco está na estrutura, no conteúdo e na funcionalidade.

Imagem de Murilo Melo

Anti-Design

 O anti-design é o puro caos, usando arranjos desordenados, fontes e cores com contrastes fortes, escolhas propositalmente esquisitas, tipografia gritante, layouts assimétricos, falhas visuais (glitch), ironia, falta de hierarquia de elementos, tamanhos extremos, pixels visíveis e interferência digital. O anti-design se opõe à harmonia modernista e à padronização digital, desafiando a simetria, o grid e a hierarquia visual para criar um design impactante, memorável e "barulhento". É mais usado por marcas com um público antenado, buscando um posicionamento ousado, experimental e disruptivo.

Imagem de Dribbble

Acid Design

 O acid design é aquele tipo de design que te leva pra uma viagem bem louca, pois mistura visuais psicodélicos, tipografia distorcida e texturas futuristas. É óbvio que o termo é em referência à droga LSD (lysergic acid diethylamide), isso pois esta droga é tipicamente conhecida por "derreter o seu cérebro", fazendo com que você perca as percepções da realidade. Além disso, esse estilo de design tem sua origem enraizada nos flyers de eventos como rave e rolês próprios do movimento Acid House, um fenômeno cultural e musical caracterizado pelo som hipnótico e "ácido" do sintetizador Roland TB-303 (e cujo símbolo famosíssimo no mundo todo é o smiley amarelo 🙂). Normalmente esse tipo de design é encontrado em álbuns de música eletrônica, apresentando uma estética composta geralmente por um fundo escuro, com cores neon altamente saturadas, composições complexas e elementos tecnológicos.

Imagem de Reddit

Frutiger Aero

 Esse é de longe o meu estilo de design favorito! Isso porque é bem da minha época, já que eu nasci em 2001 e esse estilo surgiu nos anos 2000. Por mais que tenha durado só 12 anos no pedestal da popularidade, o frutiger aero marcou uma geração com sua fusão otimista de tecnologia e natureza, usando e abusando de elementos como transparências, brilhos, reflexos, água, grama e bolhas, criando interfaces que pareciam "orgânicas" e amigáveis. Um exemplo notável de design frutiger aero era a antiga logo do MSN. Desde 2023/2024, essa estética vive um renascimento na internet (especialmente no TikTok) como um objeto de nostalgia para a Geração Z, que busca um contraponto ao minimalismo atual e celebra a visão otimista daquela época.

Imagem de Envato

Y2K

 A estética Y2K voltou como uma bomba na blogosfera. Incluindo elementos como materiais sintéticos ou metálicos, móveis infláveis e interfaces de computador, esse estilo vem tomando conta do fervor da geração Z, pois traz uma aparência mais "descolada" e única aos designs. Os designs desse segmento são caracterizados pelo uso de uma estética nostálgica e futurista, com brilho, cores vibrantes, elementos tecnológicos, tipografias arredondadas (e "bubbly"), texturas cromadas, gráficos 3D e ícones pixelados, inspirados em filmes de ficção científica e as primeiras tecnologias digitais. É comum, neste estilo, usar bastantes elementos como interfaces de computador antigas (Windows), barras de carregamento, botões, elementos de UI, e gráficos em CGI.


Fontes

O que é brutalismo em webdesign?, por Estúdio Mimesis Design.
Brutalism Digital Design: Embracing Raw Aesthetics, por Think Design, Via Medium.
The Rise of Anti-Design, por BRandology, via Medium.
Acid Design, por Aesthetic Wiki, via Fandom.
Frutiger Aero, por Aesthetic Wiki, via Fandom.

Postar um comentário

0 Comentários