Atualmente vem emergindo uma popularização de estilos de design que eu nunca havia ouvido falar antes. São estilos alternativos, que fogem do clássico que aprendemos no colégio e se mostram presentes em várias camadas da internet, principalmente em design de capas de álbuns e publicidades. Hoje, com base na minha curiosidade de entender melhor esse fervor em conhecer novas formas de se expressar artisticamente, eu vim trazer alguns estilos artísticos contemporâneos que vão explodir sua mente!
| Imagem via tagDiv |
Brutalismo Digital
Inspirado no estilo de arquitetura pós-Segundo Guerra Mundial (Brutalismo), o brutalismo digital tem como característica a valorização de tipografias contrastantes, formas geométricas retas e — em sua maioria — quadradas, cores que alternam entre si, um layout "feio" mas utilitário e o uso de uma textura de concreto muito característica de construções frias, que rejeitam o ultra minimalismo, o polimento, a beleza e perfeição. Designs brutalistas normalmente apresentam layouts em blocos, paletas de cores monocromáticas, elementos HTML padrões (como botões e links simples), bordas e contornos visíveis e pouca (ou nenhuma) imagem, pois o foco está na estrutura, no conteúdo e na funcionalidade.
| Imagem de Murilo Melo |
| Imagem de Dribbble |
Acid Design
| Imagem de Reddit |
Esse é de longe o meu estilo de design favorito! Isso porque é bem da minha época, já que eu nasci em 2001 e esse estilo surgiu nos anos 2000. Por mais que tenha durado só 12 anos no pedestal da popularidade, o frutiger aero marcou uma geração com sua fusão otimista de tecnologia e natureza, usando e abusando de elementos como transparências, brilhos, reflexos, água, grama e bolhas, criando interfaces que pareciam "orgânicas" e amigáveis. Um exemplo notável de design frutiger aero era a antiga logo do MSN. Desde 2023/2024, essa estética vive um renascimento na internet (especialmente no TikTok) como um objeto de nostalgia para a Geração Z, que busca um contraponto ao minimalismo atual e celebra a visão otimista daquela época.
| Imagem de Envato |
Y2K
A estética Y2K voltou como uma bomba na blogosfera. Incluindo elementos como materiais sintéticos ou metálicos, móveis infláveis e interfaces de computador, esse estilo vem tomando conta do fervor da geração Z, pois traz uma aparência mais "descolada" e única aos designs. Os designs desse segmento são caracterizados pelo uso de uma estética nostálgica e futurista, com brilho, cores vibrantes, elementos tecnológicos, tipografias arredondadas (e "bubbly"), texturas cromadas, gráficos 3D e ícones pixelados, inspirados em filmes de ficção científica e as primeiras tecnologias digitais. É comum, neste estilo, usar bastantes elementos como interfaces de computador antigas (Windows), barras de carregamento, botões, elementos de UI, e gráficos em CGI.
Fontes
O que é brutalismo em webdesign?, por Estúdio Mimesis Design.
Brutalism Digital Design: Embracing Raw Aesthetics, por Think Design, Via Medium.
The Rise of Anti-Design, por BRandology, via Medium.
Acid Design, por Aesthetic Wiki, via Fandom.
Frutiger Aero, por Aesthetic Wiki, via Fandom.


0 Comentários
Comente aqui!