A "Arte" é a forma como os magistas se referem à magia, esta que por si só é a capacidade sutil de realizar mudanças físicas na realidade em que se vive, podendo atrair a prosperidade, mudar os ventos da sorte, abrir os caminhos para a estabilidade, afastar forças malignas que te desequilibram, entrar em sintonia com frequências vindas de outros planos, acessar portais e entre muitos outros.
Um dos sinais que percebi de que era uma pessoa suscetível ao misticismo, foi a minha mania de desenhar sigilos desde pequeno. Sigilos são produtos da sigilação, a arte de transformar uma vontade em um símbolo, que, por conseguinte, é consagrado para fortalecer a resolução dos desejos mais profundos do magista.
Lembro que eu até costumava dar nomes para os "símbolos estranhos" que criava. Às vezes, a inspiração vinha no meio de uma aula na escola, ou num momento sozinho no meu espaço pessoal. Todas essas figuras tinham (e ainda têm) um significado e representação profunda pra mim.
O maior choque (e também o que me fez perceber que era parte do meu destino me aprofundar nas artes arcanas) foi descobrir que outras pessoas também têm essa mania tão comum. De fato, os desenhos são cruciais no nosso desenvolvimento, pois representam uma maneira eficaz e não verbal de expressar nossas emoções e pensamentos, permitindo a compreensão deles de forma holística, principalmente quando o indivíduo tem dificuldade em articular verbalmente o que pensa e sente.
Quando mesclamos a magia com a arte, chegamos a campos do esoterismo específicos, como os rabiscos involuntários, que podem esconder significados que expliquem bastante sobre os seus traços de personalidade. Alguns dos símbolos mais comuns, e seus significados, são:
Espirais - Significa que o magista não gosta de ficar sozinho. Geralmente, desenhos de espirais são feitos por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função dentro do tal grupo. A espiral para cima significa uma personalidade com sede de crescimento e bastante alto-astral; já a espiral para baixo se alinha a um magista com uma personalidade sem ânimo e bem baixo-astral.
Flores - Significa que o magista é uma pessoa, muitas vezes, sensível. Ele tem uma personalidade paternal que faz ele ter um certo sucesso entre sobrinhos e primos menores.
Setas - Significa que o magista está fixado a uma ideia. Caso a seta aponte para baixo ou para a direita, o símbolo se remete a alguma coisa que ele já passou; se a seta apontar para cima, significa que o magista está entediado e precisa programar alguma diversão; caso a seta aponte para a direita, então indica o futuro; se o desenho tiver setas para todos os lados, significa que o magista se sente perdido, confuso e não sabe que caminho seguir.
Olhos - Significa que o magista é curiosos e está procurando alguma solução para um problema. Um olhar para a esquerda, indica algo no passado; para a direita, indica algo no futuro; se os olhos estiverem fechados, significa que o magista não quer enfrentar uma situação ou não quer admitir algo cruel sobre si mesmo.
Círculos - Significa que o magista é uma pessoa que independente que se completa, mas ainda assim gosta de passar bastante tempo com as pessoas que gosta. Porém, caso o desenho tenha vários círculos se sobrepondo, significa que o magista prefere ficar na dele ou até esteja tentando guardar um segredo; caso você tenha o costume de completar o círculo cuidadosamente, significa que você já deve ter se dado mal ao se abrir com os outros, passando a se fechar mais.
Caras e Bocas - Significa que o magista se sente bem ajustado ao seu mundo, e as expressões de tais figuras também podem revelar como ele está se sentindo. Caso as figuras que surjam no papel sejam esquisitas, cadavéricas ou sombrias, significa que algo muito pesado esteja acontecendo em sua vida.
Nomes - A mania de escrever o próprio nome remete a uma personalidade inconsciente de demonstrar que está triste ou se sentindo rejeitado; porém, também pode significar que você anda muito preocupado consigo mesmo.
Cubos - Significa que o magista não cultiva a preguiça, pelo contrário, ele é criativo, motivado, gosta de participar e de pôr a mão na massa. Desenhar cubos sobrepostos demonstra frustração com alguma coisa ou alguém.
Estrelas - Significa que o magista tem uma ambição, um objetivo bem definido em sua mente. Caso as estrelas sejam simétricas, indica que ele tem uma personalidade analítica, curiosa e segura de si; porém, caso sejam disformes, assimétricas, isso indica que o magista tem bastante energia, mas não sabe bem como usá-la.
Casas - Significa que o magista está se sentindo bem no lugar onde vive, apontando para uma sensação de conforto, paz com a família, mesmo que brigas bobas pareçam dizer o contrário. Porém, caso a casa não tenha janelas nem portas, isso indica uma sensação de pouco espaço.
Linhas - Caso as linhas sejam retas, significa que o magista está entusiasmado, objetivo e direto ao ponto; caso as linhas estejam em zigue-zague ou se cruzam várias vezes, isso indica que alguma coisa mexeu muito com o magista, mas ele optou por não tocar na ferido por enquanto.
Ondas - Significa que o magista está pronto para mergulhar em alguma coisa nova, que pode mudar a sua vida. As ondas referem-se ao movimento, à expectativa de uma oportunidade especial ou ao desejo de fugir o mais rápido possível.
Uma das pessoas que eu descobri que também tem a mania de desenhar símbolos é Chris Mahon, autor do artigo Five Years Worth of Sketches: Ritual Magic, Death Masks, and Helmets, onde ele mostra alguns dos desenhos que criou no decorrer de cinco anos. Entre estes desenhos, estão vários símbolos que são muito semelhantes aos que eu desenhava.
O próprio Mahon explica que tem experimentado a criação de uma linguagem de símbolos para operações mágicas inspiradas nos pictogramas japoneses ou chineses, assim como eu também iniciei a criação do meu alfabeto pessoal com base nestes mesmos pictogramas (visto minha paixão por mitologia ter começado com as divindades japonesas (xintoístas).
Além disso, depois de alguns anos escrevendo aqui no blog, eu passei a sempre colocar um sigilo no final de cada postagem, representando o tema proposto, já que a simbologia sempre foi uma obsessão minha desde pequeno. A questão é que símbolos remetem à ideias pré-estabelecidas, sendo uma linguagem arcaica que foi sofrendo mudanças com o passar dos séculos, se adequando ao tempo e se moldando de acordo com a época em que são desenhados.
Fontes
Significados dos Rabiscos Involuntários, de Di.
Five Years Worth of Sketches: Ritual Magic, Death Masks, and Helmets, de Chris Mahon.





0 Comentários
Comente aqui!